segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O que fazer com tantos filhotes?






Que alegria é ter um animal em casa! Cães, gatos, quantas brincadeiras! E quantas responsabilidades: alimentar, dar banho, carinho, levar no veterinário... Ufa!



Vamos entrar na casa de Elio. A sua gata Sofia teve oito filhotes! O nosso amigo não esperava por essa! Quanto trabalho... E o Elio, que não queria mais ter trabalho, esperou os gatinhos crescerem um pouco e despejou todos na rua, abandonados à própria sorte.
Felizmente, Giselle passava por ali. Ela é veterinária e, sabendo o que um animal de rua pode sofrer, pegou os filhotes e levou-os para a sua clínica.



Lá, os gatinhos receberam cuidados, alimentação e carinho. Ficaram à espera de adoção, de um lar onde teriam donos responsáveis. Mas o que é ser um dono responsável?



Você já viu quantos cães e gatos vivem abandonados nas ruas? Além de sofrerem com a falta de alimento, doenças e maus-tratos, esses animais podem transmitir doenças às pessoas.



Por haver tantos animais de rua, miutas cidades são abrigadas a recolhê-los e lavá-los para depósitos. É a chamada "carrocinha". Nesses depósitos, a maioria dos animais é sacrificada.
Os animais de rua são quase sempre abandonados por pessoas que não os querem em casa. Ou são filhotes como os que Giselle encontrou na calçada, de crias indesejadas pelo dono. Agora pense comigo: não é melhor evitar os nascimentos, em vez de exterminar os animais que já existem?
A castração é uma cirurgia simples, que impede a reprodução. Tanto machos quanto fêmeas podem ser castrados. Espalhe essa informação às pessoas que têm animais.






Um comentário:

  1. Com certeza, se todos castrassem seus animais, não haveriam tantos animais abandonados nas ruas. Mas acho que os vereadores deveriam criar projetos de castração gratuita nos bairros, tanto de animais de rua como animais que tem dono.

    ResponderExcluir